Foco

Aplicativo de relacionamento para lésbicas na China é removido da internet

O Rela, um popular aplicativo de namoro chinês para lésbicas, assim como seu site, foi desativado na última semana. A indisponibilidade do aplicativo acontece justamente quando a comunidade gay comemora a decisão de Taiwan de dar aos casais do mesmo sexo o direito de se casar, sendo esse um fato inédito na Ásia.

Criado em 2012, o aplicativo Rela tem cerca de 5 milhões de usuários cadastrados, segundo uma versão armazenada de seu perfil no iTunes, da Apple.

No Weibo – espécie de Twitter -, as ‘hashtags’ #rela e #relahasbeenblocked mostravam posts de usuários que começaram a perceber que o aplicativo não era mais acessível desde a semana passada . O serviço foi temporariamente suspenso devido a um «importante ajuste no serviço», disse o Rela aos usuários na conta do aplicativo WeChat.

Recomendados

«O Rela sempre esteve com você e por favor aguarde seu retorno!», acrescentou, mas sem dar detalhes sobre por que estava suspendendo o serviço.

«Esta é a discriminação contra nós lésbicas», escreveu uma usuária no Weibo. «Não ser capaz de abri-lo parece como ser abandonado», escreveu outro.

Não ficou claro os motivos que levaram o Rela a ser desligado.

A empresa responsável pelo aplicativo não respondeu a um email que pedia que ela comentasse o assunto. A Apple também foi procurada, mas não respondeu imediatamente ao pedido de comentário.

O regulador da internet na China, procurado para se posicionar sobre o assunto, também não respondeu a um pedido por fax enviado nesta segunda-feira (29), por conta de hoje ser feriado nacional.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos