Foco

Idosa passa mal a 70 passos de UBS e morre, em São Bernardo

| cadu proieti/metro abc

A aposentada Geralda Ferreira Leite, de 93 anos, que morava em casa localizada a apenas 70 passos da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Planalto, em São Bernardo, morreu enquanto esperava atendimento após passar mal na tarde de anteontem. Segundo relatos de vizinhos dela, houve solicitação de socorro ao posto de saúde próximo, mas, segundo eles, atendentes do equipamento afirmaram que não havia médicos no momento da solicitação.  A prefeitura nega omissão no atendimento (veja ao lado).

ANÚNCIO

A comerciante Jaqueline Maria da Silva, de 35 anos, mora em frente à residência de Geralda e diz ter sido uma das que ajudou a socorrer a idosa. “Ela vivia sozinha, não tinha família. Ontem (anteontem), até acordou bem, mas quando deu umas 14h começou a passar mal, vomitar e dizer que sentia falta de ar. Nosso primeira reação foi ir até a UBS e procurar um médico, porque ela começou a pedir para chamar o doutor Eduardo, que sempre a atendia”, relatou.

Segundo Jaqueline, uma sobrinha de Geralda também chegou para ajudá-la e foi até o posto de saúde chamar um profissional, mas não obteve sucesso. “Quem veio ver como ela estava foi a assistente social que acompanhava a rotina dela. Ela chegou sozinha e disse que iria chamar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).”

Recomendados

A comerciante relatou que a ambulância não chegava, e que então decidiu ir pessoalmente à UBS tentar chamar um clínico. “Fui lá pelo menos para ver se vinha alguém fazer os primeiros socorros, mas me falaram que não tinha médico na hora e que havia apenas uma enfermeira, que não podia sair de lá porque estava ocupada. Fiquei revoltada, insisti, até que chamaram a responsável pela unidade.”

O momento em que Jaqueline estava reclamando da falta de profissionais no equipamento foi filmado pelo celular de um paciente. As imagens foram postadas no Facebook e viralizaram.

A comerciante afirma que a coordenadora da UBS ouviu as reclamações e foi até ela dizer que havia, sim, médico no local. “Mas a recepção estava lotada e todos confirmaram que a atendente falou que não tinha. Mesmo assim, pedi para ela chamar o médico, mas não apareceu. Quando voltei para a casa da Geralda, ela já estava morta. Essa imagem dela pedindo socorro não vai sair da minha cabeça nunca”, disse Jaqueline.

Moradores dizem que falta de médico é comum

Apesar de a prefeitura dizer que não houve falta de médicos na UBS do bairro Planalto anteontem, vizinhos da unidade de saúde relataram ao Metro Jornal que a ausência de clínicos no equipamento é comum.

“O pessoal daqui brinca que até para ir no banheiro do posto tem que agendar, porque aqui vive com problema. É uma piada. Falta médico, não tem remédio. E isso não é de hoje, faz muito tempo que está assim”, relatou o aposentado Osmar Simões, de 60 anos, que mora há 40 no bairro.

A reportagem também ouviu queixas sobre falta de oxigênio hospitalar e de longa espera para consultas agendadas.

“Muitas pessoas reclamam porque é direto assim. A falta de médicos por aqui é uma coisa normal, tanto que não tinha ninguém para atender a Geralda ontem (anteontem)”, reclamou a comerciante Jaqueline Maria da Silva, 35.

Prefeitura diz que equipe estava completa

A Prefeitura de São Bernardo alega que “em nenhum momento houve falta de profissionais na unidade no decorrer do dia” em que Geralda morreu. “Não houve também negligência da equipe de saúde na assistência da usuária em questão”, diz a nota emitida pela administração municipal.

Segundo o Executivo, no momento do acontecido a unidade possuía seu expediente regular, com duas médicas e duas enfermeiras, que estavam em atendimento de três urgências (uma criança e dois adultos), segundo a prefeitura. 

O município alega que a idosa era acompanhada pela assistência social do município e encontrava-se na fase de sensibilização para migrar ao Ilpi (Instituição de Longa Permanência Para Idosos).

Sobre o dia da morte, a administração alega que a assistente social, que a monitorava no dia-a-dia, chegou em sua residência para visitá-la e a encontrou passando muito mal e sendo amparada por duas vizinhas.

“De imediato, a profissional foi até a UBS do bairro Planalto – próxima da residência da dona Geralda – para pedir socorro”, diz a nota. Segundo a prefeitura, esta situação foi registrada às 16h30.

O município ainda diz que a sobrinha da idosa entrou na unidade extremamente ansiosa e nervosa, dizendo que não teria mais condições de cuidar da sua parente, pois estava em processo de mudança por motivos de trabalho.

“A coordenadora da UBS Planalto (Elaine Nascimento Santos), ao escutar os gritos pelos corredores da unidade, tomou ciência do ocorrido e imediatamente acionou a presença imediata do Samu”, diz a prefeitura.

Segundo o município, o socorro móvel chegou às 17h e encontrou Geralda morta.  

Tags

Últimas Notícias