Foco

EUA planejam teste para derrubar míssil intercontinental

Preparando-se para a crescente ameaça representada pela Coreia do Norte, o Pentágono tentará derrubar um míssil intercontinental pela primeira vez em um teste na próxima semana O objetivo é simular mais de perto um projétil norte-coreano que teria como alvo o território dos Estados Unidos, disseram funcionários nesta sexta-feira.

O interceptador americano tem um histórico mediano, com sucesso em nove de 17 tentativas desde 1999. O teste mais recente, em junho de 2014, foi um sucesso, mas se seguiu a três fracassos consecutivos. O sistema é fruto de um esforço multibilionário lançado pelo presidente Ronald Reagan em 1983 para evitar as ameaças de mísseis durante a Guerra Fria.

A Coreia do Norte é o foco atual, já que seu líder, Kim Jong Un, disse que pretende produzir um míssil que transporte armas nucleares e que possa chegar ao território americano. Ele ainda não testou um míssil balístico intercontinental, mas autoridades dos EUA creem que caminha nessa direção.

A Agência de Defesa de Mísseis do Pentágono, responsável por desenvolver e testar o sistema, marcou o teste de interceptação para a terça-feira. Fonte: Associated Press.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos