Colunistas

Zago precisa fazer o Inter jogar mais. Já!

Não defendo a saída de Zago. Quem me acompanha sabe que sou contra esta política de trocar treinador a toda hora, salvo exceções como a que o Inter enfrentou no ano passado, com Celso Roth. O fato é que Antônio Carlos Zago precisa fazer este time jogar mais. E vejo nele condições para isso.

Em primeiro lugar, deve reconhecer que há esta necessidade e, mais do que isso, esta possibilidade. O Inter tem grupo de jogadores de primeira divisão. Deveria ter vencido o Novo Hamburgo na final do Gauchão. Deveria ter tranquilidade na Série B. E ainda penso, poderá alcançar uma fase sem turbulências ao longo do ano. O papel do treinador será decisivo.

Desconfortou-me a postura do Inter no segundo tempo contra o ABC. O treinador colorado não enxergou que time o potiguar tomou conta do meio-campo. Tinha Edenílson no banco para povoar o setor, recompor e buscar o segundo gol. Preferiu manter o 4-3-3. Viu o ABC criar oportunidades até encontrar o gol. Também não observou o desgaste físico de D’Alessandro, cuja temporada é acima do esperado inclusive no número de partidas.

Recomendados

O 4-3-3 de Zago poderá até funcionar em algumas partidas e talvez seja um bom esquema em jogos contra equipes retrancadas. Não aconteceu isso sábado, no Beira-Rio. A partir do gol colorado, o ABC tomou conta do meio e criou oportunidades. Zago errou ao manter o esquema tático e entregou o empate.

A direção colorada acertou na quase completa reestruturação do grupo de jogadores do clube. Era realmente preciso mudar a fotografia e alterar o ambiente de vestiário. Um trabalho difícil e bem executado pelos dirigentes.

Embora não fosse prioridade, houve até a chance de conquista do regional. Mas o Inter vacilou. Jogou apenas no segundo tempo de cada jogo decisivo contra o Novo Hamburgo e viu o título escorrer de suas mãos. Na Série B, este tipo de vacilo não será aceitável. Estamos iniciando a competição, reconheço, mas já estamos encerrando o quinto mês do ano. E o Inter de Zago não deslancha.

Reitero que aprovo a permanência da comissão técnica. Entendo que há jogadores que desembarcaram recentemente. Mas o prazo de testes deve ser encerrado. Zago precisa definir o esquema e seus titulares. Dar sequência, entrosamento, ritmo, alcançar vitórias e tranquilidade. Este processo é fundamental para o Inter ter uma sinergia positiva com a torcida.

Vencer é a única forma de evitar mais um ano turbulento e de exageradas pressões. O torcedor anda desconfiado e, por isso inclusive, comete o excesso de já pressionar na segunda rodada. Também é consequência do desastre da temporada passada somada à perda do Gauchão, que se tornara mais fácil após a desclassificação do rival.

O Inter entregou um raro heptacampeonato para o Novo Hamburgo. Que minimize este fracasso realizando uma boa Série B. É obrigação de time grande passar fácil pela segunda divisão.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos