Colunistas

Atenção ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

O glaucoma é um grupo de doenças que lesionam o nervo óptico, que levam os estímulos visuais captados pelos olhos até o cérebro.

Com o nervo óptico lesado, as imagens captadas pelos olhos não chegam ao cérebro e o resultado é a cegueira.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 13% da cegueira derivada de enfermidades em todo o mundo.

Recomendados

Além disso, O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

Sintomas                      

Pessoas com histórico familiar da doença e acima dos 40 anos têm mais propensão a desenvolver o glaucoma. Sem tratamento, pessoas com glaucoma perderão lentamente a visão periférica.

Alguns dos principais sintomas que podem indicar pressão alta nos olhos incluem: dor intensa nos olhos, dor de cabeça, vermelhidão no olho, dificuldade para enxergar, visão turva e diminuição da visão periférica.

Em crises agudas, náuseas e vômito. Porém, segundo a Drª Adriana Paz, oftalmologista do IPPMG/UFRJ e da Clínica de Olhos Jardim Oceânico, por vezes a doença pode ser assintomática.

Tratamento                      

O tratamento do glaucoma tem por objetivo a diminuição da pressão intraocular até os níveis indicados para aquela pessoa. Muitas vezes, somente o uso de colírios específicos resolve.

Caso o tratamento não obtenha êxito, a cirurgia (a laser) é indicada.

Pesquisas têm mostrado que a detecção e tratamento precoce do glaucoma, antes de causar perda de visão importante, é a melhor forma de controlar a doença.

Por isso, a importância de medir a pressão dos olhos e examinar o nervo óptico, através do exame de fundo de olho. Fique bem, cuide-se bem!

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos