Estilo de Vida

Isolamento acústico em paredes e janelas reduz em até 70% o ruído que vem do lado de fora

Folhapress

O barulho da rua, o grito das crianças no vizinho, o latido do cachorro e até mesmo o salto alto batendo contra o chão bem acima do quarto são transtornos comuns para quem vive em um apartamento. Mas, para a sorte de muitas pessoas, conviver com esses ruídos pode ser opcional: hoje, já existem soluções no mercado que minimizam em até 70% o barulho que vem de fora e até prometem solucionar de vez com o problema.

ANÚNCIO

A arquiteta especialista em acústica e conselheira fundadora da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica), Débora Barretto, explica que o isolamento contra ruídos é um item fundamental nas construções, e o ideal é que seja pensado desde a fase do projeto do apartamento.

“É mais barato e fácil quando feito dessa forma. O custo pode ser 30% menor se todas as medidas forem feitas durante a obra”, diz.

Recomendados

Mas nem sempre isso acontece. Paredes e lajes cada vez mais finas, espaços internos (como varandas) próximos do vizinho ainda são comuns nos edifícios. Nesses casos, é preciso identificar o tipo de barulho e estudar a solução mais adequada a cada situação. Segundo Débora, o ruído mais difícil de resolver é o de impacto, aquele que normalmente vem do apartamento de cima, como o salto batendo contra o chão e o arrastar de cadeiras.

“É um barulho que não vem diretamente de cima para baixo. Ele vibra pela laje e vai seguindo pelas paredes do apartamento do andar inferior. Para resolver, só reforçando a laje e as paredes com isolamento acústico ou colocando uma manta abaixo do contrapiso do apartamento de cima. Em todos os casos, a obra é grande e o custo não é barato”, explica. As medidas podem reduzir a transmissão de até 30 decibéis.

Agora, se o barulho vier de fora, trocar as janelas por opções com tratamento acústico ou instalar cortinas antirruído, que prometem reduzir até 70% o som externo, podem ser opções mais interessantes para os moradores que desejam mais conforto e tranquilidade em casa.

Tags

Últimas Notícias