Colunistas

Fim do foro alonga prazo de políticos investigados

A PEC que praticamente extingue o foro privilegiado vai possibilitar àqueles investigados e réus em tribunais superiores que ainda têm mandatos a terem processos transferidos para a vara da Justiça onde o crime teria ocorrido. Isso significa, por exemplo, que no caso da Lava Jato as ações serão enviadas à Curitiba; a Sérgio Moro. Mas também haverá abertura de novos prazos, novos recursos etc. E protelação.

Lava Jato salva
Segundo o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), relator da PEC do fim do foro, a Lava Jato não será afetada pela aprovação da medida.

Ampla defesa
Uma vez enviadas à primeira instância, ações contra autoridades com mandatos correrão normalmente, com chance de recursos no futuro.

Recomendados

Prescrição
Se as ações judiciais demorarem a ser julgadas, há risco de prescrição de crimes dos quais os atuais detentores do foro são acusados.

A Lei retroage
Autoridades rés, investigadas e até condenados sem trânsito em julgado, podem até pedir para “rediscutir” processos na Justiça.

Reforma trabalhista faz as primeiras ‘vítimas’
A reforma trabalhista até agora não afetou um só trabalhador, mas já causou baixas no campo político. Por apoiar a reforma, 4 deputados do PSB perderam cargos no partido: Danilo Forte (CE), Fábio Garcia (MT), Tereza Cristina (MS) e Maria Helena (RR). O deputado Cadoca (PE) foi expulso do PDT pelo mesmo motivo. E Michel Temer destituiu sete vice-líderes que não atuaram a favor do governo, do cargo na Câmara.

Monocrático
A destituição dos deputados do PSB das presidências estaduais do partido foi uma decisão monocrática do presidente Carlos Siqueira.

Ex-vices
Squassoni (PRB), Luiz Busato (PTB), Tereza Cristina (PSB), Marcos Montes (PSD), Mudalen (DEM) e Cap. Augusto (PR) perderam cargos.

Até cunhista
Até o último aliado do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, Carlos Marun (PMDB-MS) perdeu a posição de vice-líder do governo.

Odor de armação
Relator da emenda que enterra o foro privilegiado, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também ficou muito desconfiando com a aprovação unânime do projeto, por 75×0. Ainda haverá segundo turno de votação, por isso ele recomenda “oração e vigilância”.

Ainda temos a Justiça
Decisão corajosa da ministra Cristina Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho, impôs aos Correios funcionamento mínimo de 80%, nesta greve político-partidária, sob pena de multa diária de R$100 mil.

Greve malandra
Greve na véspera do dia de 1º de Maio, para alongar o feriadão, é esperteza frequente no serviço público, onde a adesão será maior nesta sexta (28). Afinal, é lá onde estabilidade rima com impunidade.

Braços abertos
O ministro Fernando Filho (Minas e Energia) e o pai, Fernando Bezerra (PE), líder do PSB no Senado, receberam de Michel Temer a garantia de apoio para a eventualidade de serem “obrigados” a trocar de partido.

Magna pergunta
“Quer dizer que prender ladrão é abuso de poder?”, perguntou incrédulo o senador Magno Malta (PR-ES), calando investigados e defensores do projeto original que tentava intimidar a Lava Jato.

Caiu mais
Aguarda-se nova pesquisa Datafolha no fim de semana, com números de avaliação do governo Michel Temer próximos do fundo do poço, onde vivia Dilma Rousseff. Integrantes da bancada “Quanto Pior Melhor” acham que a pesquisa “enterrará” a reforma da previdência.

Belo exemplo
O operário aposentado Djalma Araújo, 93, concluiu o curso de Direito na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira. Ele será homenageado em 31 de maio, na colação de grau da sua turma.

Lavanderia Palestras Ltda.
Por seus delatores, a Odebrecht confirmou haver bancado “palestras” de Lula em Cuba para justificar o motivo da viagem: fazer lobby da empreiteira. Ou tráfico de influência, como prefere a Operação Janus.

Pensando bem…
… a única greve benéfica neste momento seria uma greve geral dos dirigentes de centrais sindicais.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos