Foco

Um desafio permanente

bruno-caetano
O engenheiro agrônomo Luís faz uma descrição bem apropriada para sua atividade como empreendedor. No e-mail que enviou, ele explica que tem de cuidar de tudo. “Sou um time inteiro; o goleiro e a defesa protegendo de qualquer ameaça, o meio-campista traçando a jogada para o atacante fazer o gol”, diz. Luís é dono de uma empresa de alimentos em conserva, criada após algumas decepções profissionais. Atua sozinho e está na luta para consolidar sua marca no mercado. Mesmo com as dificuldades, ressalta que tem sido uma experiência muito boa. “É pura liberdade e garra de vencer”, afirma.

Luís conta que seu sonho sempre foi trabalhar com vinhos e “criar novos sabores e aromas”. Com esse objetivo, foi para a Califórnia, principal região produtora dos Estados Unidos, fazer estágio em uma vinícola.

Na volta ao Brasil, encontrou as portas do setor fechadas para ele. Passou então por experiências de trabalho que tampouco supriram seus anseios. Foi quando surgiu a ideia de criar a própria marca de produtos.

Recomendados

Ao estagiar nos EUA, ele literalmente tomou o rumo certo. Partiu em busca de capacitação, base para o empreender de qualidade. Estar preparado é a chave para gerir uma empresa com segurança e encurtar o caminho para o sucesso. É a diferença entre o dono do negócio que age na base da euforia, do “achismo” e o que age conscientemente. Por isso, o Sebrae-SP enfatiza tanto a importância da educação nesse sentido, oferece orientação de todo tipo e criou a Escola de Negócios, especializada no ensino formal do empreendedorismo.

Apesar das desilusões, Luís não esmoreceu e manteve-se firme no propósito de montar um negócio próprio, ainda que fora do ramo originalmente desejado. Esse é o espírito do empreendedor. Acreditar, se preparar, visualizar uma oportunidade, planejar e realizar. E não se intimidar com o fato de ter de trabalhar duro, muitas vezes sozinho, para cavar seu espaço. Afinal, empreender é um desafio permanente.

Escreva para mim e conte sua história. Seu exemplo ou dúvida pode representar um ótimo ponto de partida para falarmos de assuntos de interesse geral.

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP e mestre e doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. O Sebrae-SP é uma instituição dedicada a ajudar micro e pequenas empresas a se desenvolverem e se tornarem fortes. Saiba mais em www.sebraesp.com.br

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos