Foco

Café faz mal?

giuliana-bastos

ANÚNCIO

A resposta não é simples. Mas podemos dizer que café BOM não faz mal. Explico. Algumas pessoas dizem que o café ataca o estômago, porém é preciso considerar que: 1 – Em geral, tomam café tradicional, tipo de café que contém defeitos (grãos podres, fermentados e verdes), que é torrado bem escuro para escondê-los; 2 – Tomam esse café tradicional feito há horas (e que fica cozinhando na cafeteira elétrica ou na garrafa térmica). O café continua quente, mas estraga cerca de 20 minutos depois de coado; 3 – Tomam esse café, feito há horas, muitas vezes ao dia. Resultado: equação perfeita para estragar não só o estômago. O café de boa qualidade (do tipo Superior ou Gourmet), com poucos defeitos, recebe cuidados que ajudam a manter as ótimas características da fruta. Sim, o café é uma fruta (desde quando fruta faz mal?!). No pé, ele é cheio de coisas boas. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão estudando a fundo os ácidos clorogênicos do café, compostos antioxidantes (aqueles que evitam o envelhecimento) muito presentes no grão. A bebida possui ainda minerais, vitamina B3, polissacarídeos, gorduras e aminoácidos. E a cafeína, a vilã, representa apenas de 1 a 2,5% de cada grão. Ou seja, um café BOM e fresquinho faz MUITO bem.

Para adoçar seu sábado

Recomendados

Se você procura um café da manhã diferente, uma dica é a Deliqatê. O charmoso local serve combos e opções à la carte muito boas. Destaque para os ovos com bacon artesanal e para as deliciosas panquecas (foto). Bem à moda americana, fofinhas e servidas com mel, geleia de frutas, banana, calda de rum, calda de café… Difícil resistir.
Deliqatê – al. Jaú, 1.191, Jardim Paulista, tel. (11) 3063-4988.

Giuliana Bastos é editora assistente da Revista Espresso, autora do “Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas”, formiga assumida e apaixonada por uma bela xícara de café

Tags

Últimas Notícias