Charme e praticidade para preparar café

Por Caio Cuccino Teixeira
Divulgação Divulgação

Os apreciadores de café mais apaixonados criam uma moda por dia, difícil acompanhar tudo. Mas já me rendi a uma delas: a Chemex. Cheia de charme, a Chemex é uma espécie de jarra que já traz acoplada o suporte para o filtro. Apesar de criada em 1941, é uma peça bastante moderna, com design inovador e premiado, e tem uma beleza que se destaca entre os equipamentos de preparo de café. Por esses motivos, se tornou objeto de desejo não apenas para “coffee lovers” mas também para decoradores e designers.

Mais que uma peça de decoração, a Chemex custa em torno de R$ 190 e apresenta como um de seus trunfos também a praticidade, pois pode-se filtrar o café para grupos maiores e servir no próprio recipiente, sem a necessidade da garrafa térmica. Se você é um cafeinado mais exigente e pede mais qualidade na xícara, não se preocupe. Com um filtro triplo exclusivo (disponível em lojas especializadas), sua filtragem mostra-se bastante eficiente e ótima para que se perceba mais as nuances de sabor da bebida. Por conta disso, o ideal é usá-la para preparar cafés excelentes (gourmets ou especiais).

Detalhe: a Chemex requer moagem média, diferente da utilizada nos cafés que costumamos achar no supermercado. A dica é comprar em grãos e moer em casa –caso não tenha moedor, vale processador de alimentos (contanto que não esteja com aromas indesejados) ou até o liquidificador. Faça testes para encontrar a moagem que mais te agrada e, assim, a bebida ficar boa, mas, mais importante, ao gosto do freguês.

Onde encontrar:
www.cafestore.com.br; www.flavors.com.br; www.doural.com.br

Giuliana Bastos é editora assistente da Revista Espresso, autora do “Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas”, formiga assumida e apaixonada por uma bela xícara de café

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo