Você sabe o que há de errado nesta foto?

Quem voa com frequência está acostumado a ignorar as instruções de segurança dos comissários de bordo. Mas aprender, por exemplo, a colocar as máscaras de oxigênio pode salvar vidas em momentos de emergência.

Por BBC Brasil

Viajantes frequentes estão acostumados a ignorar as instruções de segurança dadas pelos comissários de bordo ao início de cada viagem de avião. Mas fotos e vídeos postados recentemente por passageiros de um voo da Southwest Airlines, que se acidentou terça-feira nos EUA, mostram que muita gente ainda precisa aprender a usar as máscaras de oxigênio acionadas em emergências.

"Pessoal, prestem atenção a seus comissários de bordo! Quase todos nesta imagem do voo SWA1380 estão usando as máscaras de modo errado. Desliguem os celulares, parem com as selfies e escutem. É preciso cobrir o nariz e a boca (com a máscara)", advertiu, em mensagem no Twitter, o especialista em aviação Bobby Laurie, ao postar a foto.

"Obviamente as pessoas se viram em uma situação não esperada e entraram em pânico", diz Laurie à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, a respeito das imagens compartilhadas nas redes.

Quão importantes são, de fato, as orientações de segurança?

"Muito", defende o piloto e especialista em segurança Phil Croucher. "A companhia aérea não pode fazer tudo por você. Há também a responsabilidade do passageiro. Ainda que (a apresentação de segurança) seja entediante, há coisas que talvez você não saiba e deva aprender."

Croucher defende ainda que se proíba o consumo de álcool pelos passageiros durante o voo, para preservar sua habilidade de raciocinar.

Na opinião de Laurie, como a segurança aérea melhorou muito nos últimos anos, muitos passageiros relaxaram quanto a isso.

"É uma das coisas mais frustrantes do trabalho: ficar parado diante das pessoas tentando explicar a elas como se salvar em caso de emergência, enquanto elas estão mandando mensagens, tirando selfies, usando fones de ouvido ou dormindo", diz ele, que trabalhou em companhias aéreas americanas.

100955111gettyimages157422789-818c5ededb22c5dea815de875a8cf0ab.jpg É importante se familiarizar com procedimentos de segurança da aeronave / Getty Images

Conselhos-chave

Cada aeronave tem procedimentos próprios de evacuação e equipamentos diferentes e, por isso, é importante prestar atenção às instruções de cada voo. Eles também aconselham a:

– Manter o cinto de segurança afivelado quando estamos sentados, para o caso de turbulências;

– Garantir que as máscaras de oxigênio devem cobrir nariz e boca. Isso é crucial porque, no caso de uma despressurização repentina, como a ocorrida no voo da Southwest, as máscaras vão suprir os passageiros com oxigênio;

– Notar que, em uma aterrissagem de emergência, os comissários indicam ao passageiro qual a posição correta, para minimizar o estresse sobre o corpo durante o impacto;

– Lembrar que todos os aviões são projetados a serem evacuados em 90 minutos, diz Croucher. "As pessoas entram em pânico, correm por cima umas das outras. Isso pode causar mortes. É preciso sair do avião de forma ordenada."

– Deixar os pertences dentro do avião. Uma mala ou bolsa pode, por exemplo, acidentalmente rasgar o tobogã inflável de evacuação;

10095775277557fcabd1041f5b85d3c0eb076430a-696729d033ff7197b1cb12a66857d4a4.jpg Pouca gente presta atenção às orientações dadas pelos comissários de bordo / Getty Images

Acidentes e emergências em aviões são cada vez mais raros, mas tomar precauções adicionais (como familiarizar-se com as saídas de emergência, por exemplo) pode ajudar a evitar pânico.

"O mais provável é que você tenha um voo seguro e confortável", diz Laurie. "Mas isso pode mudar a qualquer momento, então passe alguns minutos lendo o folheto de segurança, verificando as saídas e relembrando como colocar as máscaras de oxigênio, para só depois colocar o fone de ouvido e tirar selfies."

©
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo