Foco

Suposto ‘parabéns’ a Hitler causa polêmica na Itália

Hulton Archive/Stringer

Um docente do Instituto Técnico Agrário «Ulpiani», da cidade de Ascoli Piceno, na Itália, escreveu uma mensagem de parabéns em seu Facebook que vem gerando polêmica no país.

ANÚNCIO

O professor Felice Spicocchi compartilhou nesta sexta-feira (20) uma mensagem, em alemão, de felicitações «pelos 129 anos de vida», sem mencionar qualquer nome. Contudo, 20 de abril de 1889, 129 anos atrás, é o dia do nascimento de Adolf Hitler.

«Parabéns a Hitler? Eu só queria desejar as minhas felicitações a uma pessoa que nasceu 129 anos atrás, cujas obras artísticas admiro muito», explicou Spicocchi à ANSA. De acordo com ele, a publicação era direcionada, na verdade, ao fotógrafo Colmar Walter Hahn – que também nasceu no dia 20 de abril de 1889, em Berlim, na Alemanha.

Recomendados

«Não sei quem começou com essa especulação. Porém a minha publicação foi distorcida, com a intenção de associá-la, a qualquer custo, ao ditador Adolf Hitler», comentou Spicocchi.

«Além do mais, Hitler nasceu na Áustria, em Braunau am Inn, e não em Berlim. Se eu tivesse escrito 129 vezes parabéns ao ‘tio’ Walter, isso não teria acontecido», acrescentou.

A postagem foi excluída, mas, segundo o docente, não foi ele quem a apagou.

Tags

Últimas Notícias