Foco

Encontram mensagem engarrafada mais antiga do mundo

Uma garrafa com uma mensagem dentro, jogada no mar no dia 12 de junho de 1886 do navio alemão Paula, foi encontrada por uma família australiana.

Segundo a ABC, as pessoas que encontraram o objeto o levaram rapidamente para casa com o objetivo de conferir o que vinha escrito naquele bilhete de 108 anos.

«Nós levamos para casa e quando abrimos (o papel) tinha algo escrito à mão em alemão», disse Illman em entrevista ao portal.

Recomendados

A mensagem em alemão foi datada de 12 de junho de 1886 e indicou que foi jogada a cerca de 950 quilômetros da costa sudoeste da Austrália – onde foi resgatada.

Após o objeto ser encaminhado para o um museu, o arqueólogo marítimo Ross Anderson descobriu que aquela era uma garrafa de gim holandês do século XIX.

Anderson então contatou colegas alemães e holandeses, que compararam o manuscrito com um registro do livro de navegação de Paula.

«Incrivelmente, havia uma nota em 12 de junho de 1886, na qual o capitão registrou que uma garrafa tinha sido jogada ao mar», explicou Anderson, acrescentando que «a data e as coordenadas correspondiam exatamente às informações na mensagem».

O Observatório Naval alemão realizou experimentos para entender as correntes oceânicas com milhares de garrafas de gim holandês que foram jogadas no mar a partir de navios alemães entre 1864 e 1933.

As garrafas continham uma mensagem em que o capitão do navio registrou a data, as coordenadas do navio e os detalhes de sua rota, e na parte de trás da folha pediu o retorno da nota ao Observatório Naval Alemão ou ao consulado alemão mais próximo.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos