Foco

Trump facilitou a compra de armas por pessoas com doenças mentais

Reprodução / AP e Divulgação

Em fevereiro de 2017, Trump assinou um projeto de lei que eliminou um regulamento introduzido pelo governo Barack Obama que dificultava às pessoas com sérios problemas de saúde mental a comprar armas.

ANÚNCIO

Essa foi uma das primeiras ações da sua presidência e ocorreu depois que Trump recebeu US$ 21 milhões da National Rifle Association, o maior grupo de pressão de armas nos Estados Unidos, durante sua campanha.

Obama propôs o regulamento um ano após o tiroteio da Escola Primária Sandy Hook, em 2012, no qual 20 crianças e seis adultos foram mortos por um homem armado com um rifle semi-automático e uma revólver.

Recomendados

A regulamentação do ex-presidente exigia que qualquer pessoa que recebesse auxilio do serviço social por doenças mentais e aquelas consideradas incapazes de administrar seus próprios assuntos financeiros fossem adicionadas a uma base de dados para que não pudessem comprar armas.

A administração de Obama estimou que, como resultado dessa regra, 750 mil pessoas estariam sujeitas a controles de segurança.

Nesta quarta-feira (14), Nikolas Cruz, de 19 anos, entrou em Marjory Stoneman Douglas High School em Parkland, na Flórida, e matou pelo menos 17 pessoas com um rifle AR-15.

Tags

Últimas Notícias