Elizabeth II conta o peso da sua coroa e revela que ela pode 'quebrar seu pescoço'

Por Metro Internacional
Reprodução / Reuters
Elizabeth II conta o peso da sua coroa e revela que ela pode 'quebrar seu pescoço'

Em um documentário produzido pela BBC, a rainha Elizabeth II da Inglaterra descreveu o peso – literal – da sua coroa.

Segundo ela, quando você usa a coroa de 1,28 kg, "você não pode olhar para baixo para ler o discurso, você tem que subir o [papel do] discurso, caso contrário quebraria o pescoço", explicou a monarca.

A rainha usa a coroa uma vez por ano ao ler seu discurso no Parlamento. Para ela "as coroas têm desvantagens, mas é uma coisa muito importante".

Segundo o Expansión, a coroa que foi feita para o pai da rainha, George VI, em 1937, e contém 2.968 diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas e centenas de pérolas.

"Felizmente, meu pai (Jorge VI) e eu temos o formato da cabeça semelhante, e uma vez que você coloca, isso se encaixa", acrescentou.

O documentário gravado pela BBC revela os detalhes da operação realizada para esconder as joias da coroa durante a Segunda Guerra Mundial, quando o governo temia uma invasão nazista.

A operação foi ordenada pelo pai da rainha, e estava cercada por um segredo tão grande que Isabel II, de 91 anos, não a conhecia até que a BBC lhe explicasse.

As jóias viajaram para o Castelo de Windsor e foram armazenadas em uma caixa de bolachas que foi enterrada em uma câmara embutida no subsolo.

A câmara foi construída à noite e todos os dias a superfície da obra era recoberta para que os aviões espião da Alemanha não vissem a terra escavada.

Loading...
Revisa el siguiente artículo