Brasil não está entre os países afetados com leite contaminado
Os produtos de leite para bebês da multinacional francesa Lactalis contaminados por salmonella não foram comercializados no Brasil. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da empresa.
A Lactalis vai retirar do mercado mais de 12 milhões de latas de leite em pó para bebês, em 83 países, depois da suspeita de contaminação com a bactéria salmonela.
A megaoperação foi decidida pela Lactalis depois de uma reunião do diretor-geral da empresa, Emmanuel Besnier, com o ministro da Economia francês, Bruno Le Maire. De acordo com o balanço mais recente, 35 crianças foram diagnosticadas na França com salmonela após terem consumido leite processado pela multinacional.
Besnier afirmou que a operação implicará, além da retirada total do produto, o compromisso do pagamento de indenizações às famílias atingidas.
A salmonela causa intoxicações alimentares, além de gastroenterite benigna e outras infeções mais graves, provocando vômitos e diarreias intensas que, em situações mais críticas, podem levar à morte.
O temor de contaminação se intensificou na semana passada, quando os maiores varejistas da França, incluindo Carrefour, Auchan e Leclerc, admitiram que produtos que sofreram recall em dezembro tinham chegado às prateleiras mesmo assim.