Foco

Goop vende produto nada convencional e especialistas fazem alerta

O site Goop, da atriz Gwyneth Paltrow, diversas vezes já ofereceu conselhos de saúde controversos. No passado, a atriz foi promoveu pelo site shakes de «lua em pó», ovos de “jade vaginal”, entre outros.

Agora, como parte de um recurso intitulado «The Beauty & Wellness Detox Guide», o site de comércio e estilo de vida Goop está promovendo um enema de café com um preço de US $ 135.

O enema é o processo no qual se introduz um líquido no reto e intestino grosso através do ânus. Depois de segurar o fluido por algum tempo, é necessário expelir. O objetivo é fazer a limpeza intestinal.

Recomendados

Segundo Goop, o produto é indicado para pessoas que querem «potencializar» sua desintoxicação e «aqueles que sabem o que estão fazendo».

No entanto, a noção de «desintoxicação» – ou eliminação de toxinas do seu corpo – tem sido considerada desnecessária e potencialmente prejudicial pela ciência.

Sem indicação, o enema pode ser um problema

De acordo com o site do Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa (NCCHI), nos EUA, «não há provas convincentes de que programas de desintoxicação ou limpeza realmente removam toxinas do seu corpo ou melhorem sua saúde». Além disso, «os procedimentos de limpeza do cólon podem ter efeitos colaterais, alguns dos quais podem ser sérios», esclarece.

Às vezes, os enemas são comercializados como um tipo de limpeza. No entanto, isso pode ser bem perigoso.

De acordo com a Mayo Clinic, os enemas de café têm sido associados a casos de morte. A limpeza do cólon também pode causar efeitos colaterais menos graves, como cólicas, inchaço, náuseas e vômitos.

Outros riscos incluem desidratação, perfurações intestinais, aumento do risco de infecção e desequilíbrio nos eletrólitos do corpo, o que pode ser perigoso para pessoas com problemas de saúde, como doença renal ou cardíaca.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos