Foco

Político causa polêmica ao pedir ação policial contra pedintes antes do casamento de Harry e Meghan

Segundo Simon Dudley, moradores de rua criam ‘ambiente hostil’ para residentes e turistas; declarações foram criticadas por instituição de caridade.

O líder do conselho da cidade de Windsor, no sul da Inglaterra, escreveu uma carta à polícia local pedindo que sejam adotadas ações contra pedintes antes do casamento do príncipe Harry com a atriz Meghan Markle.

ANÚNCIO

Simon Dudley, cujo cargo tem atribuições semelhantes às de um prefeito, afirmou que os moradores de rua criam um «ambiente hostil» para residentes e turistas.

O Windsor Homeless Project, instituição de caridade voltada ao atendimento de pessoas em situação de rua, chamou os comentários do político de «abomináveis».

Recomendado:

  1. Músculos nos ouvidos e outras quatro coisas que nosso corpo possui e não precisamos mais
  2. As bebidas gasosas engordam? Testamos o efeito delas sobre o corpo e temos a resposta

Dudley já havia afirmado no Twitter, em dezembro, que há uma «epidemia de moradores de rua e de vadiagem» na cidade. Na mensagem ao chefe da polícia local, Anthony Stansfeld, ele defendeu que o órgão «dê prioridade a essa questão antes do casamento real», que será realizado no Castelo de Windsor.

Entre os argumentos, disse que turistas estavam sendo obrigados a ir a caixas eletrônicos para atender à pressão dos pedintes por esmolas. A polícia, no entanto, informou que não recebeu queixas de que isso estivesse ocorrendo.

Segundo Dudley, algumas pessoas ganham centenas de libras por semana às custas de turistas e moradores de Windsor.

«Toda essa situação faz com que uma cidade bonita seja apresentada sob um triste ângulo desfavorável.»

Príncipe Harry e Meghan Markle vão se casar em maio no Castelo de Windsor

Morador de rua ‘por opção’

Algumas pessoas moram nas ruas «por opção», acrescentou o político na carta. «Esse é um problema de segurança significativo, especialmente considerando a importância nacional de Windsor.»

Murphy James, diretor de uma das principais instituições de caridade que atendem moradores de rua em Windsor, disse que ser «repugnante» que Dudley cite o casamento real como razão para a preocupação com pedintes.

«Se alguém está dormindo nas ruas, está lá não por opção, está lá porque algo deu errado. Eu saí no dia do Natal e havia 12 pessoas dormindo na Windsor High Street (uma das principais ruas de Windsor). Eles não estavam lá por opção.»

O diretor da polícia local, por sua vez, disse que dar apoio aos moradores de rua era uma «prioridade», mas acrescentou que proteger o público era algo de «grande importância».

Segundo ele, a polícia «trabalha dia e noite para manter as pessoas a salvo de perigos» e para fazer com que a região seja «um lugar seguro para se viver, trabalhar e visitar».

Harry e Meghan Markle já disseram publicamente que consideram Windsor um «lugar muito especial».

Desde que e conheceram, em 2016, os já dois passaram alguns períodos juntos lá.

Eles vão se casar na Capela de São George, no Castelo de Windsor, no dia 19 de maio.

Tags


Últimas Notícias