Foco

10 atitudes verdes para mudar o mundo

Ano novo…  Atitudes novas! Os impactos causados ao planeta pelo ser humano vêm sendo cada dia mais discutidos.

Confira algumas ações sustentáveis para começar a colocar em prática já e faça a sua parte:

COMER MENOS CARNE
A indústria de carne emite mais de 36 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa por ano e não está mostrando sinais de redução. Se quisermos fazer uma diferença real na quantidade de carbono emitida pelo mundo, temos que comer menos carne.

Recomendados

PLANTAR UMA ÁRVORE
As árvores absorvem o CO2 que está em excesso e é prejudicial à nossa atmosfera. Mas é preciso muitas. São necessárias 96 árvores por ano para absorver a quantidade de CO2 produzida por uma única pessoa.

ECONOMIZAR ENERGIA
Uma grande quantidade dos gases de efeito estufa vem da energia que alimenta nossas casas. Um modo simples e rápido de economizar é diminuir, por exemplo, a temperatura dos chuveiros e torneiras elétricas. Outra forma é tirar da tomada “aparelhos vampiros”, que consomem energia mesmo quando não estão sendo usados, como a televisão e os carregadores de celular e notebook.

UTILIZAR MODOS MAIS VERDES DE TRANSPORTE
Não é novidade para ninguém que os carros contribuem (e muito) para a poluição. Mesmo com iniciativas como o rodízio, o impacto ainda é grande. Um carro popular movido a gasolina emite, aproximadamente, 150 g de CO2 por km, enquanto o metrô libera apenas 12 g. Ir a pé ou de bicicleta, nem precisamos dizer, é ainda mais sustentável.

RECICLAR O LIXO ELETRÔNICO
Não, não estamos nos referindo ao seus e-mails, mas aos seus aparelhos eletrônicos, como computador, celular e televisão. Compostos por metais pesados altamente tóxicos e diversos componentes químicos, o descarte inadequado desses lixos gera contaminação dos solos e lençóis freáticos. Para evitar isso, procure por empresas especializadas ou até mesmo redes de supermercados e marcas de eletrônicos que conduzem a reciclagem de forma correta.

ACABAR COM AS FATURAS DE PAPEL
Mais de 100 milhões de árvores são cortadas por ano para produzir correspondências desnecessárias, como panfletos publicitários. Embora não tenha como controlar isso, você pode ajudar, de forma indireta, aceitando menos papeis como esses. Trocar faturas impressas por on-line também é sempre válido.

COMPRAR DE PRODUTORES LOCAIS
Se você comprar seus produtos de uma grande loja ou supermercado, há grandes chances de que sua comida tenha perdido mais de 45% dos nutrientes originais. Optando por produtores locais sempre que possível, além de comer de forma mais saudável, você reduz a quantidade de emissão de carbono necessária para transportar o produto.

REDUZIR SUA PEGADA ECOLÓGICA
Utilizamos os recursos naturais em níveis alarmantes. Só nas últimas duas décadas, consumimos mais recursos anualmente do que a Terra pode prover. É hora de repensar o nosso padrão de consumo e a interferência dele nos recursos naturais.

EVITAR PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS
Atualmente, cerca de 300 milhões de toneladas de plástico são produzidas por ano sob a forma de sacolas, garrafas, embalagens e outras comodidades para pessoas ao redor do mundo inteiro. Infelizmente, apenas cerca de 10% desse plástico é apropriadamente reciclado e reutilizado. Mas é possível optar por alternativas mais sustentáveis, como sacolas de papel e garrafas de água que são reutilizáveis.

FAZER COMPOSTAGEM
Mais de um terço de toda comida produzida ao redor do mundo para consumo humano é desperdiçada todos os anos. Um dos modos de reduzir esse lixo é fazendo compostagem, processo natural de degradação da matéria orgânica que, além de ser utilizado como adubo em hortas e jardins, devolvendo à terra os nutrientes de que necessita, diminui a quantidade de lixo nos aterros.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos