Foco

Vaticano usa leite para restaurar construções históricas

Com o enfoque voltado para a sustentabilidade, conforme pediu o papa Francisco, o Vaticano está desenvolvendo novas técnicas para restaurar obras e prédios históricos pertencentes à Igreja.

Uma delas, revelada neste fim de semana pela emissora «CNN», é o uso de leite – vindo das vacas criadas na residência de verão vaticana em Castel Gandolfo.

Leia mais:
Vaticano aprova novas regras sobre autenticação e conservação de relíquias
Papa Francisco comemora 81 anos e apaga velinhas em pizza gigante

Recomendados

Segundo o chefe de arquitetura do Vaticano, Vitale Zanchettin, a técnica com leite é antiga e está se mostrando mais eficiente e duradoura do que o uso de tintas sintéticas. De acordo com a entrevista de Zanchettin, a técnica remonta aos anos 1500 e usa uma mistura de leite, cal hidratada e pigmentos naturais para dar cor.

Além disso, a Santa Sé está estudando «técnicas não invasivas» para o meio-ambiente na questão do restauro de suas centenas de obras, estátuas e construções seculares. Um dos projetos liderados pelos especialistas da Igreja Católica é a criação de óleos essenciais com produtos naturais para proteger os monumentos da ação do tempo.

De acordo com a «CNN», o Vaticano mantém um grupo permanente de 100 especialistas para as restaurações e prefere usar a ação humana aos computadores e equipamentos que tornariam o trabalho mais rápido.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos