Foco

Veneza pode oferecer passeio de gôndola gratuito a moradores

A cidade de Veneza, na Itália, poderá oferecer passeios gratuitos de gôndola a seus moradores, principalmente jovens e idosos. A associação de gondoleiros de Veneza tem conseguido arrecadar verba com os royalties da venda de artigos turísticos que remetem ao típico transporte da capital do Vêneto.

Liderada por Aldo Reato, a associação Ente Gôndola criou um fundo orçamentário que já financiou a construção de uma gôndola. A embarcação típica será usada por moradores para cruzar o Grande Canal.

Mas a ideia da associação é continuar «engordando» o fundo, graças aos royalties, até que ele financie completamente todas as viagens de moradores de Veneza. «É um sinal de que Veneza está viva, que segue adiante com suas tradições», comentou Reato.

Recomendados

Segundo ele, diante da invasão diária de turistas, os moradores precisam preservar seu espaço e se «reapropriarem» da cidade, começando pelos canais.

«É um sonho se tornado realidade. É uma demonstração de que, sabemos como passar das palavras aos fatos, graças às vendas de roupas e artigos com nosso logotipo de gondoleiros», afirmou. Nos últimos anos, Veneza reforçou medidas contra turistas que degradam a cidade.

Com um longo histórico de grandes eventos, como as Bienais de Arte e de Arquitetura, o Festival Internacional de Cinema e o famoso carnaval, a cidade tem ficado cada vez mais repleta de turistas e com muito menos moradores.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos