Foco

Donald Trump diz ‘não ter certeza’ de que Rex Tillerson continuará como secretário de Estado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse não ter certeza se seu secretário de Estado, Rex Tillerson, permanecerá no cargo até o fim de seu mandato na Presidência e afirmou “não estar feliz” que alguns integrantes do Departamento de Estado não estejam apoiando sua agenda.

Em entrevista à Fox News na noite de quinta-feira, Trump atacou o Departamento de Estado, gerido por Tillerson, e disse que ele sozinho determina as políticas externas dos Estados Unidos.

“O único que importa sou eu”, disse Trump. “Eu sou o único que importa porque, quando se trata disso, é isso que a política será.”
Perguntado se pretende manter Tillerson no cargo pelo resto do seu mandato, Trump disse à Fox: “Bem, veremos. Eu não sei.”
Trump está a caminho da Ásia para uma viagem de 11 dias com Tillerson, após meses de conflitos entre os dois.

Recomendados

Tensões entre Trump, um promotor imobiliário e estrela de programas de reality show que assumiu a Presidência dos EUA em janeiro, e Tillerson, o ex-CEO da gigante de energia Exxon Mobil, ressurgiram no mês passado em meio a relatos de que Tillerson teria chamado Trump de “idiota” e considerado renunciar ao cargo.

Tillerson, em uma rara coletiva de imprensa na época, disse que nunca tinha considerado deixar o governo Trump. O presidente disse em seguida que tinha um bom relacionamento com o secretário de Estado, mas criticou Tillerson por ser fraco.

O Departamento de Estado de Tillerson também tem estado em discordância com a Casa Branca em diversas questões globais, incluindo as crescentes tensões relacionadas ao programa de armas nucleares da Coreia do Norte.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos