Foco

Helicóptero alveja por engano carros estacionados durante exercício militar na Rússia

Um helicóptero militar envolvido em um exercício de treinamento no oeste da Rússia disparou foguetes por engano contra um grupo de veículos estacionados, atingindo ao menos uma pessoa, segundo filmagens publicadas por sites de notícias russos e nas redes sociais.

Um vídeo publicado nesta terça-feira pelo site de notícias independente Fontanka.ru mostrou um helicóptero disparando uma salva de foguetes em um caminhão militar coberto por uma rede de camuflagem em campo aberto e três veículos sem emblemas militares visíveis parados a alguns metros de distância.

Um homem à paisana que estava junto ao caminhão foi engolido por uma coluna de fumaça. É possível ver a pessoa que fez a filmagem, que estava um pouco mais distante, estendida no chão.

Recomendados

Atualmente a Rússia está realizando os exercícios militares “Zapad 2017”, no flanco leste da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que foram supervisionados pelo presidente russo, Vladimir Putin, na segunda-feira.

A Fontanka.ru disse que o incidente ocorreu em 18 de setembro e provocou uma concussão em uma pessoa, mas não deu detalhes sobre a fonte do vídeo.

Um segundo vídeo feito na mesma localidade, que foi postado em uma rede social por blogueiros investigativos russos do grupo Conflict Intelligence, mostrou o resultado do incidente, incluindo uma janela estilhaçada em um jipe branco que estava mais próximo do caminhão e danos causados neste por estilhaços. A Reuters não conseguiu verificar os vídeos de maneira independente.

O distrito militar ocidental do Ministério da Defesa russo disse, em um comunicado citado pela agência de notícias Interfax, que durante um exercício de treinamento o sistema de mira de um helicóptero marcou um alvo por engano, mas negou que alguém tenha se ferido.

O representante citado pela Interfax não informou quando o incidente aconteceu, nem onde, nem se o exercício foi parte dos jogos de guerra “Zapad 2017”.

“Em resultado de um ataque de um foguete não-guiado, um veículo de carga sem pessoas a bordo foi danificado”, disse um representante do distrito militar, segundo a Interfax.

O distrito militar ocidental inclui o norte-noroeste da Rússia e o encrave russo de Kaliningrado, áreas nas quais os exercícios se concentram.

Em Moscou, o Ministério da Defesa não respondeu de imediato a um pedido de comentário da Reuters. Indagado por repórteres sobre o incidente, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, encaminhou as perguntas ao ministério.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos