Foco

Maconha para uso recreativo começa a ser vendida em farmácias do Uruguai

Farmácias do Uruguai começaram a comercializar maconha para uso recreativo nesta quarta-feira (19). No total, 16 farmácias em todo o país poderão vender a cannabis psicoativa cultivada e regularizada pelo IRCCA (Instituto de Regulação e Controle da Cannabis).

Inicialmente, estão disponíveis dois tipos da erva: Alfa I – do tipo Índica, com efeitos que podem ser sentidos a nível físico – e Beta I, do tipo Sativa, com predominância de efeitos cerebrais. Os dois possuem quantidades médias a baixas de (2%) de THC (Tetrahidrocannabinol) e alta quantidade (6%-7%) de CBD (Cannabidiol), substância responsável pelo efeito psicoativo.

Cada pacote contém 5 gramas da erva e vem com um selo de segurança que atesta a autenticidade do produto e a preservação da qualidade das cannabis. Os pacotes também apresentam advertências e recomendações de uso visando a redução de riscos e danos.

Recomendados

A venda da maconha em farmácia faz parte das ações previstas na lei de 2013 que legalizou a droga no país durante o mandato do ex-presidente José Mujica como proposta de combate ao narcotráfico. Atualmente, já é permitido cultivar a planta nos lares e o cultivo cooperativo em clubes.

Os interessados em comprar maconha precisaram se inscrever no IRCCA. Hoje, o país de 3,4 milhões de habitantes conta com mais de 4,7 mil pessoas registradas para comprar o produto – cada uma delas tem direito a 40 gramas mensais, a US$ 1,30 a grama.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos