Foco

Médicos removem 27 lentes de contato dos olhos de paciente no Reino Unido

Médicos do Hospital Solihull, no Reino Unido, encontraram 27 lentes de contato nos olhos de uma paciente de 67 anos enquanto ela realizava o pré-operatório para uma cirurgia de catarata. De acordo com um artigo publicado no BMJ («British Medical Journal», site que reúne publicações científicas de médicos), as lentes estavam unidas por muco e tinham um aspecto de «massa de cor azul».

A paciente contou ao site OP («Optometry Today») que sentia um desconforto em seus olhos, mas acreditava que a idade avançada e a sensação de estar com os olhos secos eram os motivos para a irritação. Ela usava lentes com duração de um mês há 35 anos e não tinha o hábito de consultar um oftalmologista.

A oftalmologista Rupal Morjaria foi a responsável pela descoberta e disse que a equipe nunca tinha visto nada parecido. Primeiro, foram encontradas 17 lentes – as outras 10 só puderam ser localizadas com ajuda de um microscópio.

Recomendados

“Era um amontoado muito grande. Todas as 17 lentes de contato estavam grudadas. Nós ficamos realmente surpresos que a paciente não as tenha notado porque elas deveriam estar incomodando muito”, afirmou a médica ao OP.

A cirurgia de catarata teve de ser adiada depois do procedimento de retiradas das lentes devido ao risco elevado de contrair uma infecção oftalmológica chamada endoftalmite.

Duas semanas após ter as lentes removidas, a paciente voltou ao consultório da oftalmologista e disse que não sentia mais desconforto em seus olhos.

O caso aconteceu em novembro do ano passado, mas os médicos decidiram relatar o caso para que outros médicos acreditassem no que havia acontecido e para alertá-los sobre a possibilidade desse tipo de situação. «Nos dias de hoje, quando é muito fácil conseguir lentes pela internet, as pessoas foram deixando de lado a necessidade de fazer check-ups regularmente. Se as lentes de contato não forem cuidadas de maneira correta, podem causar infecções sérias», ressaltou a médica ao «Optometry Today».

 

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos