Capital do Mali registra novo caso de ebola

Por Nadia
Policiais fazem guarda em frente ao hospital em que os casos de ebola foram observados | James Giahyue/Reuters Policiais fazem guarda em frente ao hospital em que os casos de ebola foram observados | James Giahyue/Reuters

O Mali, o último país afetado pela epidemia de ebola no oeste da África, registrou um novo caso da doença – sem vínculos com o anterior – ligado a um paciente vindo da Guiné, anunciaram nesta terça-feira fontes médicas coincidentes.

A vítima é um paciente “que esteve em contato com um cidadão guineano que morreu de ebola”, disse à AFP um responsável do Hospital Pasteur, em Bamako, capital e maior cidade do Mali.

“Há quinze dias, recebemos um cidadão procedente da Guiné que sofria, entre outras coisas, de insuficiência renal”, informou um funcionário da clínica, acrescentando que o paciente “faleceu e seu corpo foi repatriado”.

“Alguns dias após o incidente, outro paciente da clínica, que estava em contato permanente com o guineano falecido, começou a ter vômitos e diarreia e pouco tempo depois, morreu”, revelou a fonte.

Segundo a mesma fonte, vários pacientes que estavam no hospital abandonaram a instituição, enquanto outros foram colocados em observação.

O paciente guineano falecido era de Kourémalé, uma localidade da fronteira, disse um policial à AFP.

Na segunda-feira, o Mali havia suspenso a quarentena sobre 25 das 108 pessoas que mantiveram contato com o caso precedente de ebola no país, uma menina guineana de dois anos falecida no dia 24 de outubro, em Kayes. Os demais deveriam sair da quarentena durante a semana.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo