OMS declara a Nigéria livre do ebola, após 42 dias sem novos casos

Por Carolina Santos

A OMS (Organização Mundial de Saúde) disse nesta segunda-feira que a Nigéria está livre do vírus ebola, depois de um período de 42 dias sem nenhum novo caso. “A Nigéria está agora livre do ebola”, declarou, em Abuja, capital nigeriana, o representante da OMS Rui Gama Vaz. “Essa é uma espetacular história de sucesso. Mostra que o ebola pode ser contido, mas é preciso ficar claro que nós só ganhamos uma batalha. A guerra só vai acabar quando a África Ocidental também for declarada livre do ebola.”

O primeiro caso na Nigéria, país mais populoso e principal economia da África, foi importado da Libéria, quando o diplomata liberiano-americano Patrick Sawyer passou mal no principal aeroporto internacional de Lagos, em 20 de julho.

Libéria

A presidente da Libéria, a Nobel da Paz Ellen Johnson Sirleaf, disse estimar que mais de 2 mil pessoas morreram de ebola no país. Ela fez um apelo por mais apoio internacional, dizendo que, na Libéria, as consequências da epidemia são devastadoras.

O ebola já matou mais de 4,5 mil pessoas, de um total de 9 mil infectadas, de acordo com a OMS. No momento, os principais países atingidos são Libéria, Guiné e Serra Leoa.

ebola-arte

 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo