Ao menos quatro morrem após erupção vulcânica no Japão

Por Tercio Braga

Foram confirmadas, neste domingo, as mortes de quatro pessoas por conta de uma erupção vulcânica na região central do Japão. O anúncio foi feito pela emissora pública local “NHK”.

Além das quatro mortes, mais de vinte pessoas estão em estado de parada cardíaca, de acordo com as autoridades locais.

A morte dessas quatro pessoas foi certificada e os corpos em questão já foram transportados pelos serviços de emergência até a parte inferior do Monte Ontake, que subitamente entrou em erupção no sábado à tarde.

A morte de outras 27 pessoas, ainda perto do topo da montanha, também é temida.

As quatro pessoas declaradas mortas são homens, indicou a “NHK”, sem informar outros detalhes.

Um porta-voz da polícia da província de Nagano informou no início do dia que 31 pessoas foram encontradas “em parada cardíaca perto do topo” do Monte Ontake.

As equipes de resgate falam de “parada cardíaca” para se referir às vítimas que não apresentam sinais vitais. Este termo é comumente usado pelas autoridades japonesas até que os médicos forneçam atestados de óbito.

No entanto, apenas as quatro vítimas confirmadas puderam ser trazidas para baixo.

As equipes de resgate precisaram suspender as operações devido ao aumento da concentração de enxofre.

Dezenas de pessoas também ficaram feridas entre as 300 que estavam perto do topo quando o vulcão Ontake, que se eleva a 3.067 metros entre Nagano e Gifu, entrou em erupção abruptamente, projetando grossas nuvens de fumaça, cinzas e rochas.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo