Otan vê retirada significativa de tropas russas na Ucrânia

Por Carolina Santos

A Otan observou uma retirada significativa de forças russas do território ucraniano, mas muitos soldados russos permanecem posicionados nos arredores, disse um porta-voz da aliança militar nesta quarta-feira.

“Houve uma retirada significativa dos soldados russos convencionais de dentro da Ucrânia, mas muitos milhares ainda estão posicionados nas proximidades da fronteira”, disse o tenente-coronel Jay Janzen, em resposta por email a um questionamento da Reuters.

“Alguns soldados russos permanecem dentro da Ucrânia. É difícil determinar o número, uma vez que separatistas pró-Rússia controlam várias travessias de fronteira e soldados estão rotineiramente indo e voltando pela fronteira. Além disso, forças especiais russas estão operando na Ucrânia, e elas são difíceis de serem detectadas”, disse.

Em 4 de setembro, um oficial militar da Otan disse que a Rússia tinha muitos milhares de combatentes e centenas de tanques e veículos armados dentro da Ucrânia, além de cerca de 20.000 soldados perto da fronteira ucraniana.

Na semana passada, a Otan disse que acreditava que a Rússia ainda tinha cerca de 1.000 soldados dentro da Ucrânia, apesar de uma redução no número de tropas desde que um cessar-fogo foi iniciado em 5 de setembro.

Loading...
Revisa el siguiente artículo