Contra cisão, Grã-Bretanha
oferece recursos à Escócia

Por lyafichmann

A Grã-Bretanha prometeu nesta terça-feira garantir altos níveis de financiamento à Escócia, concedendo maior controle sobre seus gastos de saúde, em uma última tentativa para alavancar o apoio pela manutenção do Reino Unido antes do referendo sobre a independência que será realizado nesta quinta-feira.

Em um acordo patrocinado pelo ex-premiê Trabalhista Gordon Brown, os líderes dos três principais partidos disseram que manteriam a equação de financiamento que sustenta um nível maior de gastos públicos na Escócia. “As pessoas querem ver mudanças”, disse o acordo, publicado no jornal escocês “Daily Record” e assinado pelo premiê David Cameron, pelo trabalhista Ed Miliband e pelo liberal democrata Nick Clegg.

“Um voto pelo ‘não’ propiciaria uma mudança mais rápida, segura e melhor do que a separação”, argumentaram. Na segunda-feira, Cameron disse que a cisão seria um processo “sem volta” em visita à Escócia.

[metrogallerymaker id=”356″]

Apoio à independência da Escócia cai na véspera do referendo, revelam pesquisas

Na véspera do histórico referendo da Escócia, as pesquisas de opinião mostraram o apoio à permanência no Reino Unido, ligeiramente mais forte do que o dos eleitores favoráveis à independência. As pesquisas apontam ainda que dezenas de milhares de cidadãos estão indecisos.

Os líderes e partidários de ambos os lados tomaram as ruas para um último dia de campanha na Escócia, dominada pelo entusiasmo e esperança equilibrados por uma boa dose de medo e preocupação.

Os eleitores serão convidados na quinta-feira para responder “sim” ou “não” à pergunta: “A Escócia deve ser um país independente?”. Um voto “sim” significaria o fim do 307 anos de união com a Inglaterra e a dissolução do Reino Unido, bem como um período de incerteza econômica.

Três pesquisas – dos institutos ICM, Opinium e Survation – mostraram que 48% apoiam a independência, em comparação com 52% de apoio para a união. As pesquisas constataram que de 8% a 14% dos 4,3 milhões de eleitores da Escócia ainda estavam indecisos.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo