Ucrânia e separatistas assinam acordo de cessar-fogo

Por Carolina Santos
A embaixadora da OSCE para a Europa, Heidi Tagliavini, o líder separatista de Donetsk Alexander Zakharchenko e o embaixador russo na Ucrânia, Mikhail Zurabov, falam à imprensa após reunião em em Minsk | Vladimir Nikolsky /Reuters A embaixadora da OSCE para a Europa, Heidi
Tagliavini, o líder separatista de Donetsk Alexander
Zakharchenko e o embaixador russo na Ucrânia,
Mikhail Zurabov, falam à imprensa após reunião em
em Minsk | Vladimir Nikolsky /Reuters

A Ucrânia assinou um acordo de cessar-fogo com separatistas pró-Rússia na região de Donetsk.

A informação foi confirmada pelo presidente ucraniano, Petro Poroshenko, sem dar mais detalhes. A trégua entra em vigor às 12h, no horário de Brasília.

Por sua vez, os separatistas da República popular autoproclamada de Donetsk (DNR) informaram em seu Twitter que “os representantes da Ucrânia, da DNR e da RPL (República autoproclamada de Lugansk) assinaram um protocolo de acordo sobre um cessar-fogo”, sem fornecer mais detalhes.

Além disso, os rebeldes pró-russos reiteraram a sua intenção de se separar da Ucrânia. “Nós aceitamos um cessar-fogo, mas isso não significa que renunciamos ao nosso objetivo de nos separar da Ucrânia”, declarou o “primeiro-ministro” da RPL, Igor Plotnitski.

Poucos minutos antes de assinar o documento, o primeiro-ministro ucraniano Arseniy Yatsenyuk ressaltou que o plano de paz deve incluir a retirada das tropas russas do território da Ucrânia, pedindo ao Ocidente para atestar tal acordo.

“Não podemos vencer sozinhos frente a Rússia, eles vão nos enganar”, disse ele. “Precisamos de garantias”, ressaltou.

Líder rebelde diz que ainda busca separação

Um importante líder rebelde disse que um cessar-fogo acertado com o governo não muda o desejo dos rebeldes pró-Rússia do leste da Ucrânia de separação do restante do país.

“O cessar-fogo não significa o fim da nossa política de separação”, disse Igor Plotnitsky, líder da autoproclamada República Popular de Luhansk, a repórteres.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo