ONU aprova missão para investigar o Estado Islâmico

Por lyafichmann
Membros do grupo islâmico sunita celebram no Iraque | Youssef Boudlal/Reuters Membros do grupo islâmico sunita celebram no Iraque | Youssef Boudlal/Reuters

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou nesta segunda-feira uma resolução que permitirá o envio ao Iraque de uma missão internacional de inquérito para investigar e documentar abusos e verificar se crimes de guerra e contra a humanidade estão sendo cometidos no país.

Durante uma sessão do Conselho na sede da ONU em Genebra, a entidade disse ter recebido relatos sobre “atos de desumanidade em uma escala inimaginável”. “Estamos enfrentando um monstro terrorista”, disse o ministro iraquiano de Direitos Humanos, Mohammed al-Sudani Shia.

O país enfrenta o rápido e violento avanço de jihadistas do Isis (Estado Islâmico). Somente em agosto, segundo dados da ONU, mais de 1,4 mil pessoas foram mortas e mais de 1,3 mil ficaram feridas. Outras 600 mil foram forçadas a deixar suas casas.

Ataques sistemáticos

A vice-comissária de Direitos Humanos Flavia Pansieri disse que a entidade acredita que o Isis, grupo islâmico sunita dissidente da Al Qaeda, tenha comedido ataques sistemáticos e intencionais contra civis, incluindo assassinatos, execuções, conversões forçadas, rapto, violência sexual e tortura. Segundo ela, funcionários da ONU reuniram “fortes evidências” de que graves violações dos direitos humanos foram cometidos em áreas sob controle do Isis. Pansieri acrescentou que violações podem ter sido cometidas por parte das forças de segurança iraquianas e de grupos armados que se opõem aos jihadistas.

Brasil

O governo brasileiro, que inicialmente rejeitou uma intervenção militar para conter o avanço do Isis, votou favoravelmente à resolução que cria a missão de inquérito.

A embaixadora do Brasil junto à ONU em Genebra, Regina Dunlop, disse que o país condena vigorosamente os abusos e violações tanto dos direitos humanos como da lei humanitária cometidas pelo Isis.

Loading...
Revisa el siguiente artículo