Estado Islâmico cria província no Iraque e na Síria

Por Tercio Braga
Abu Bakr al-Bagdadi, o califa do Estado Islâmico, em rara aparição pública / Reprodução/Youtube Abu Bakr al-Bagdadi, o califa do Estado Islâmico, em rara aparição pública / Reprodução/Youtube

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que proclamou em junho um califado nos territórios sob seu controle em Iraque e Síria, criou sua primeira província entre ambos os países, anunciou neste sábado o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

“Uniram as cidades de Bukamal, na Síria, e Al-Qaim, no Iraque, bem como as populações vizinhas, no que batizaram de província de Al-Furat (Eufrates), afirmou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

Leia também
• Militantes do Estado Islâmico decapitam soldado libanês

As cidades de Bukamal (leste da Síria) e Al-Qaim (oeste do Iraque) se situam nos dois lados da fronteira, e são cortadas pelo rio Eufrates.

“Eles garantem que, assim, rompem as fronteiras criadas no Tratado de Sykes-Picot”, acrescentou Rahman, referindo-se ao acordo franco-britânico sobre a divisão do Oriente Médio no fim da Primeira Guerra.

O EI, acusado de atrocidades em Iraque e Síria, proclamou, no fim de junho, um califado da cidade síria de Aleppo (norte) até a província iraquiana de Dilaya (leste), e nomeou seu líder Abu Bakr al-Bagdadi o califa.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo