Vulcão Bardarbunga entra em erupção na Islândia

Por Nadia
Vulcão localiza-se na área da maior geleira do país e tem quase 2 mil metros de altura | Marco Nescher/Reuters Vulcão localiza-se na área da maior geleira do país e tem quase 2 mil metros de altura | Marco Nescher/Reuters

A Islândia reabriu nesta sexta-feira o tráfego aéreo sobre o vulcão Bardarbunga, depois que a montanha entrou em erupção, sem projetar cinzas até o momento, anunciou o Departamento de Proteção Civil.

O instituto meteorológico islandês, encarregado da vigilância da atividade vulcânica, afirma ter baixado para “laranja” o nível de alerta para a aviação, que havia chegado a “vermelho”, o máximo, para os voos sobre o vulcão, mas os aeroportos do país não foram fechados.

“Uma erupção vulcânica teve início pouco depois da meia-noite” (21H00 de Brasília), anunciou a Proteção Civil.

A erupção aconteceu ao nível do Holuhraun, um campo de lava no centro da ilha, muito afastado das áreas habitadas. “O sistema de radares não detectou até o momento nenhuma cinza vulcânica. O abalo sísmico provocado pela erupção é fraco, o que indica uma erupção efusiva sem atividade explosiva significativa”, completa um comunicado.

“Os cientistas que estão na região ao redor da erupção consideram que a fissura vulcânica no Holuhraun tem por volta de um quilômetro de comprimento”.

O Bardarbunga, um grande vulcão na área da maior geleira do país, tem quase 2 mil metros e é considerado suficientemente perigoso para ameaçar, no caso de erupção, o tráfego aéreo no norte da Europa e no Atlântico Norte, como o Eyjafjallajökull, em 2010.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo