Presidente Poroshenko acusa Rússia de invadir a Ucrânia

Por Nadia
Em Moscou, homem se manifesta contra a guerra | Maxim Zmeyev/Reuters Em Moscou, homem se manifesta contra a guerra | Maxim Zmeyev/Reuters

A tensa situação na Ucrânia sofreu mais um revés nesta quinta-feira depois que Kiev acusou soldados da Rússia de invadir o sudeste do país, o que Moscou negou veementemente. Em meio à escalada da crise, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU e cancelou uma viagem que faria à Turquia.

“Tropas russas foram realmente trazidas para dentro da Ucrânia”, afirmou Poroshenko. Segundo ele, a situação na zona de conflito no leste é “extremamente difícil mas controlável”. A Rússia nega qualquer intervenção na Ucrânia. “Estamos cientes da divulgação desse ‘embuste’ de informação e nos vemos obrigados a decepcionar seus autores estrangeiros”, disse o general Igor Konashenkov, do Ministério russo da Defesa.

As forças leais a Kiev perderam nesta quinta o domínio de Novoazovsk, no sudeste, para separatistas pró-Rússia. Um porta-voz militar disse ainda que as forças ucranianas se reagruparam para defender a cidade portuária de Mariupol, a oeste de Novoazovsk ao longo da costa do mar de Azov, e estão em número suficiente para impedir que o local seja tomado.

Resposta

Nesta quinta à noite os EUA disseram estar considerando “opções” em resposta ao envolvimento russo na Ucrânia. Segundo a porta-voz do Departamento de Estado Jen Psaki, as sanções são a “ferramenta mais eficiente”.

“Em termos do que estamos considerando, temos uma série de ferramentas à disposição”, disse Psaki. “Uma solução militar não é o que consideramos a abordagem apropriada, então estamos avaliando todas as ferramentas que temos para ver se podemos alcançar uma solução diplomática”.

O premiê britânico, David Cameron, disse que Moscou deve suspender a entrada de tanques na Ucrânia. Ele também falou em “futuras consequências” para a Rússia.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo