Foco

Israelenses e palestinos firmam cessar-fogo em Gaza

Palestinos comemoram ‘vitória’ em Ramallah | Mohamad Torokman/Reuters
Palestinos comemoram ‘vitória’ em Ramallah | Mohamad Torokman/Reuters

Israelenses e palestinos chegaram nesta terça-feira a um acordo de cessar-fogo mediado pelo Egito. “Foi alcançado um acordo entre as duas partes”, disse o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri.

O acordo prevê o alívio do bloqueio israelense à Faixa de Gaza e a realização de uma nova reunião dentro de um mês para discutir questões pendentes. Segundo o Cairo, a trégua entrou em vigor às 19h desta terça (13h em Brasília).

Recomendados

Minutos antes do início da trégua, um foguete disparado por militantes matou uma pessoa em uma comunidade agrária israelense próxima da fronteira. Após 50 dias de conflito, 2.139 palestinos, a maioria civis, e 69 israelenses, a maioria soldados, morreram. O Centro Palestino de Direitos Humanos disse que 540 mil pessoas foram deslocadas na Faixa de Gaza.

Comemoração

Palestinos saíram às ruas para comemorar o fim do conflito e o que disseram ser uma “vitória” sobre Israel, embora o conflito tenha terminado com um saldo elevado de mortos do lado palestino e sem uma definição clara sobre quem foi vitorioso.

Em Gaza, tiros de comemoração mataram um palestino e feriram outros 19, de acordo com fontem em hospitais. “Hoje declaramos a vitória da resistência, declaramos a vitória de Gaza”, afirmou Zuhri.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos