Terremoto atinge a Califórnia e deixa dezenas de feridos

Por Carolina Santos
Carro ficou danificado por causa do terremoto | Stephen Lam/Reuters Carro ficou danificado por causa do terremoto | Stephen Lam/Reuters

Um terremoto de 6,0 graus de magnitude sacudiu a área da Baía de São Francisco, na Califórnia, domingo de manhã, ferindo ao menos 87 pessoas, três delas gravemente. Um dos feridos graves é uma criança, que sofreu fraturas múltiplas, segundo a agência de notícias Reuters. O tremor danificou prédios históricos, provocou incêndios em algumas casas e fez faltar energia na região de Napa Valley.

O terremoto tirou muitos residentes da cama quando ocorreu, às 3h20 (horário local, 7h20 em Brasília). Segundo o USGS (Serviço Geológico dos EUA), o epicentro foi localizado a uma profundidade de 10,8 km, 8 km a noroeste da cidade de American Canyon, no extremo norte da baía de São Francisco.

Napa, área produtora de vinho muito procurada por turistas, foi a mais afetada. Construções de alvenaria no centro, incluindo o tribunal histórico e a biblioteca, sofreram grandes danos, disseram autoridades da cidade.

Estado de emergência

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência.

Brown disse que os serviços de emergência trabalham em “estreita colaboração” com os gestores estaduais e municipais para responder aos moradores e reparar as infraestruturas afetadas pelo desastre. Ele prometeu alocar recursos do Estado para ajudar nos esforços de recuperação.

“Meu escritório de serviços de emergência esteve ativo desde primeira hora da manhã e está trabalhando para responder ao impacto crítico em estruturas de edifícios”, afirmou, em um comunicado.

Maior em 25 anos

O terremoto foi o maior na região em 25 anos. Em outubro de 1989, 63 pessoas morreram e mais de 3,7 mil ficaram feridas em Loma Prieto, na costa da Califórnia.

Stephen Lam /Reuters Stephen Lam /Reuters
Jim Christie/Reuters Jim Christie/Reuters
Stephen Lam/Reuters Stephen Lam/Reuters
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo