Militante do Estado Islâmico pode ser rapper londrino

Por Carolina Santos
O britânico Abdel-Majed Abdel Bary pode ter matado jornalista | Reprodução O britânico Abdel-Majed Abdel Bary pode ter matado jornalista | Reprodução

O Reino Unido pode estar perto de identificar o homem que aparece em um vídeo divulgado pelo grupo radical Isis (Estado Islâmico) decapitando o jornalista norte-americano James Foley. O vídeo foi divulgado na semana passada. Londres acredita que o homem, que aparece encapuzado e vestido de preto, é britânico.

A informação foi divulgada ontem pelo embaixador britânico nos EUA, Peter Westmacott, em entrevista à rede de TV “CNN”. “Estamos perto” de identificar o homem no vídeo, Westmacott disse ao programa “State of the Union”. “Estamos colocando muitos esforços nisso”, disse ele, incluindo o uso de tecnologia de reconhecimento de voz para rastrear o assassino.

Segundo o jornal britânico “Sunday Times”, o homem teria sido identificado como o rapper londrino Abdel-Majed Abdel Bary, de 23 anos, conhecido como Jihadi John. O periódico atribui a informação a “altos funcionários do governo britânico”.

Na entrevista, entretanto, Westmacott não confirmou se já há suspeitos.

 

Cabeça humana

Bary teria abandonado a casa de sua família, no oeste de Londres, há um ano. Mais recentemente, ele publicou em sua conta no Twitter uma foto em que aparece segurando uma cabeça humana.

De acordo com a rede de TV norte-americana “Fox News”, o pai de Bary, nascido no Egito, teria sido extraditado de Londres para os EUA em 2012 em função de uma alegada relação com o ex-líder da Al-Qaeda Osama bin Laden. Ele também teria envolvimento nos ataques contra embaixadas dos EUA na África, em 1998.

A rede de TV menciona os jornais “Sunday Times” e “Sunday People”, segundo os quais o rapper seria integrante de uma célula do Isis conhecida como “The Beatles”, em função da origem e sotaque britânicos”. As informações da “Fox News” foram creditadas a uma fonte de inteligência. 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo