Brasil está entre os 11 países do mundo sem envolvimento em guerras

Por Carolina Santos
Organização elabora mapa da paz | Reprodução Organização elabora mapa da paz | Reprodução

Apesar de vivermos no século mais pacífico da história humana, apenas 11 dos 162 países estudados pelo IEP (Institute For Economics and Peace) não estão envolvidos, direta ou indiretamente, em nenhuma guerra.

O Brasil faz parte deste pequeno grupo, junto com Suíça, Qatar, Uruguai, Chile, Botsuana, Costa Rica, Vietnã, Panamá e Ilhas Maurício.

No último Índice Global da Paz, publicado neste mês, a organização alerta que a situação aparentemente tranquila do mundo vem se deteriorando nos últimos anos. Desde 2008, enquanto 111 nações tiveram piora em seu nível de paz, apenas 51 melhoraram.

O país com pior colocação no ranking é a Síria, que vive uma violenta guerra civil. Em contrapartida, os mais pacíficos são Dinamarca, Groenlândia e Nova Zelândia.

O Brasil ocupa apenas a 91ª primeira posição na lista dos países mais pacíficos. Apesar de ter o nível de conflito interno baixíssimo, taxas como o número de assassinatos e o acesso da população a armas derrubaram a posição do país nas classificação.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo