Radicais islâmicos matam 500 no Iraque, diz governo

Por lyafichmann
Cartaz com dizeres ‘Somos todos yazidis’ em ato sábado | Ralph Orlowski/Reuters Cartaz com dizeres ‘Somos todos yazidis’ em ato sábado | Ralph Orlowski/Reuters

Militantes do Estado Islâmico mataram ao menos 500 integrantes da minoria étnica iraquiana yazidi durante sua ofensiva no norte, disse ontem o ministro de Direitos Humanos do Iraque, Mohammed Shia al-Sudani. Segundo ele, os militantes sunitas também enterraram vivas algumas de suas vítimas, incluindo mulheres e crianças. Cerca de 300 mulheres foram sequestradas como escravas, disse.

“Temos evidências notáveis obtidas juntos aos Yazidis que fugiam de Sinjar e imagens da cena do crime que mostram que as gangues do Estado Islâmico executaram ao menos 500 yazidis após tomarem Sinjar”, disse o ministro.

Curdos

O presidente curdo iraquiano, Masoud Barzani, pediu neste domingo à comunidade internacional armas para impulsionar a batalha dos curdos contra o Estado Islâmico, cujo avanço pelo norte tem alarmado Bagdá e os países do Ocidente.

Francisco anunciou ida de enviado ao Iraque | Stefano Rellandini/Reuters Francisco anunciou ida de enviado ao Iraque | Stefano Rellandini/Reuters

Violência ofende Deus, diz papa

Em seu discurso semanal, o papa Francisco afirmou que a violência e a destruição no Iraque ofendem Deus e a humanidade. Ele fez uma oração silenciosa pelas vítimas do conflito.

“Ficamos incrédulos e assombrados com as notícias provenientes do Iraque”, disse. “Milhares de pessoas, entre elas muitos cristãos, foram expulsas brutalmente de suas casas, crianças morrendo de fome e sede ao fugirem, mulheres sequestradas, pessoas massacradas, violência de todos os tipos, destruição em todos os lugares. Tudo isso ofende profundamente Deus e ofende profundamente a humanidade”.

O pontífice interrompeu o discurso para pedir um momento de silêncio. Ele agradeceu os voluntários no Iraque e disse que seu enviado pessoal, o cardeal Fernando Filoni, iria nesta segunda para o país “para garantir àquelas pessoas queridas que estou perto delas”.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo