Xiitas executam sunitas e exibem corpos em postes como ‘aviso’

Por lyafichmann
Forças de segurança iraquianas patrulham área no deserto | Reuters Forças de segurança iraquianas patrulham área no deserto | Reuters

Militantes iraquianos xiitas executaram 15 muçulmanos sunitas nesta quarta-feira e depois penduraram os corpos em postes de eletricidade em uma praça pública na cidade de Baquba, 65 km a nordeste da capital do Iraque, Bagdá, segundo a polícia.

Um policial em Baquba, cidade habitada por sunitas e xiitas, disse acreditar que a exibição dos corpos foi projetada para avisar sunitas a não apoiar o Estado Islâmico, um grupo dissidente da Al Qaeda que tomou porções de terra em um avanço pelo norte do Iraque e partes da Síria, ao declarar a criação de um califado.

As vítimas, que haviam sido sequestradas durante a última semana, foram baleadas na cabeça e no peito e, em seguida, penduradas por cabos. “As milícias estão impedindo a equipe médica de retirar os corpos”, disse o policial.

“Elas estão seguindo uma nova tática de manter corpos pendurados por um longo tempo para convencer a população sunita a não apoiar o Estado Islâmico. Pedimos que nos deixem retirar os corpos, mas elas recusaram.”

Com o Iraque se aproximando cada vez mais de uma guerra civil sectária, em incidentes separados um carro-bomba explodiu perto de restaurantes e lojas no bairro xiita de Sadr City, em Bagdá, matando 16 pessoas, enquanto outro carro-bomba matou cinco pessoas no distrito de Ameen, também na capital.

O premiê iraquiano, o xiita Nuri al-Maliki, que está no poder em caráter interino desde que venceu uma eleição parlamentar em abril, não obteve apoio suficiente das minorias sunita e curda, bem como de companheiros xiitas para formar um novo governo.

Ele prometeu em seu discurso semanal à nação, ontem, acabar com a ameaça do Estado Islâmico.

Líbia

Ao menos 75 corpos, a maioria de soldados, foram encontrados em Benghazi, no leste da Líbia, após dois dias de combates em uma base militar.

Loading...
Revisa el siguiente artículo