Dois jornalistas de ex-tabloide britânico são acusados de grampos telefônicos

Ex-editor do News of the World Andy Coulson chega a tribunal de Londres | Neil Hall/Reuters Ex-editor do News of the World Andy Coulson chega ao tribunal de Londres | Neil Hall/Reuters

Mais dois jornalistas sêniores do extinto tabloide britânico News of the World, do empresário de mídia Rupert Murdoch, foram acusados em um caso de grampo telefônico, disseram promotores nesta quarta-feira, semanas após o ex-editor-chefe do jornal ter sido preso pelo crime.

Neil Wallis, ex-subeditor do jornal, e o ex-editor de reportagens especiais Jules Stenson, foram acusados de conspiração para interceptar mensagens de voz em telefones celulares de personalidades bastante conhecidas e pessoas próximas a elas, segundo a promotoria.

As acusações acontecem após Andy Coulson, que editou o jornal de 2003 a 2007, antes de se tornar chefe de mídia do primeiro-ministro David Cameron, ter sido sentenciado a 18 meses de prisão por encorajar seus repórteres a grampear telefones em uma tentativa de conseguir reportagens exclusivas.

Seu julgamento, um dos mais importantes do tipo na história judicial britânica recente, ouviu que milhares de vítimas, desde celebridades e políticos até vítimas de crime, foram alvo do jornal.

O ultraje das atividades do jornal levou Murdoch a fechá-lo em 2011, quando revelações da escala dos crimes foi revelada, e Cameron desde então se desculpa por ter empregado Coulson.

Outros quatro ex-jornalistas e um detetive particular que trabalhou para o jornal também admitiram grampos telefônicos a serviço do News of the World.

Uma semana atrás, a promotoria decidiu não tomar ação legal contra seis outros funcionários.

Loading...
Revisa el siguiente artículo