Foco

Novo relatório da ONU reforça ameaças do aquecimento global

O aquecimento global constitui uma crescente ameaça à saúde, às perspectiva econômicas e aos recursos hídricos e alimentares de bilhões de pessoas, disseram cientistas influentes em um relatório que defende uma ação imediata para fazer frente aos efeitos das emissões de carbono. (vote na enquete no fim do texto)

O novo trabalho do órgão da ONU Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) diz que os efeitos do aquecimento estão sendo sentidos em todo lugar, contribuindo para possíveis crises de escassez alimentar, desastres naturais e guerras.

«O mundo, em muitos casos, está mal preparado para os riscos decorrentes de uma mudança climática», disse o IPCC nesta segunda-feira, após chegar a um acordo sobre o texto final.

Recomendados

O relatório acrescenta que o aquecimento, ao se agravar, pode desencadear consequências graves e disseminadas, que podem ser irreversíveis e/ou surpreendentes.

Os cientistas projetam que o aquecimento poderá reduzir o PIB global em 0,2 a 2% ao ano, caso as temperaturas medianas subam até 2 graus Celsius – uma estimativa que muitos países consideram modesta demais.

«Ao longo da próxima década, a mudança climática terá impactos majoritariamente negativos», disse Michel Jarraud, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), citando cidades, ecossistemas e o abastecimento hídrico como áreas de risco.

«Os pobres e vulneráveis serão mais afetados», acrescentou. Entre os principais riscos estão a inundação permanente de pequenas ilhas e áreas costeiras.

O IPCC foi criado em 1988 pela OMM e pelo Programa de Meio Ambiente da ONU.

O relatório enfatiza os riscos e aponta as reduções das emissões de gases do efeito estufa como uma espécie de apólice de seguros para o planeta.

«A mudança climática é realmente um desafio para a gestão de riscos», disse à Reuters o cientista Christopher Field, copresidente do grupo do IPCC que preparou o relatório, antes do lançamento desta segunda-feira.

Anteriormente, o IPCC já havia alertado que a ação humana é muito provavelmente a causa do aquecimento global. O novo relatório é o segundo em uma série de quatro com o objetivo de orientar os governos que se comprometeram a definir, até 2015, um novo tratado global contra a mudança climática.

«Este relatório exige e requer que todos acelerem e intensifiquem os esforços para um mundo de baixo carbono e gerenciem os riscos da mudança climática», disse a chefe de questões climáticas da ONU, Christiana Figueres, em nota.

[poll id=»217″]

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos