Foco

Coreia do Norte realiza disparos durante exercício militar

A Coreia do Norte disparou quase 500 projéteis em um exercício militar nesta segunda-feira e quase 100 caíram do lado sul-coreano de uma fronteira marítima em litígio, anunciou o ministério da Defesa de Seul.

«O Norte efetuou quase 500 disparos (…) e 100 deles caíram em águas situadas ao sul da fronteira», afirmou o porta-voz do ministério, Kim Min-seok.

O exercício militar, de três horas, provocou uma troca de tiros, já que a Coreia do Sul respondeu com o lançamento de projéteis contra águas norte-coreanas.

Recomendados

Kim disse que o exercício foi uma «provocação premeditada e uma tentativa de testar nossa determinação militar» no momento de proteger a fronteira marítima. «Se o Norte usar como desculpa nossa resposta legítima aos disparos e iniciar uma nova provocação contra nosso mar e nossas ilhas, vamos adotar represálias de forma decidida», advertiu.

Os habitantes da ilha de fronteira de Baengnyeong receberam ordens de procurar refúgios. A Coreia do Norte anunciou que realizaria nesta segunda-feira manobras com disparos reais perto da fronteira marítima com o Sul.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos