Turquia abate avião sírio por invasão do espaço aéreo

Por Tercio Braga
Avião que teria sido abatido seria um F-16 | Chung Sung-Jun/Getty Images Turquia teria usado F-16s no abate da aeronave síria | Chung Sung-Jun/Getty Images

As forças armadas da Turquia derrubaram um avião sírio que cruzou seu espaço aéreo neste domingo em uma região da fronteira na qual rebeldes sírios vêm combatendo as forças do presidente Bashar al-Assad.

“Um avião sírio violou nosso espaço aéreo”, disse o primeiro-ministro, Tayyip Erdogan, a seus apoiadores em um comício eleitoral no noroeste turco.

“Nossos caças F-16s decolaram e abateram esse avião. Por quê? Porque se você violar meu espaço aéreo, nosso tapa vai doer.”

Os rebeldes vêm lutando pelo controle da passagem de Kasab, na região fronteiriça, desde sexta-feira, quando lançaram uma ofensiva que as autoridades sírias dizem ter sido apoiada pelos militares da Turquia.

A Síria afirma que forças de defesa aérea turcas derrubaram o jato enquanto este atacava forças rebeldes no território sírio, chamando a manobra de “agressão flagrante”.

A televisão estatal citou uma fonte militar segundo a qual o piloto conseguiu se ejetar do avião. O grupo de monitoramento Observatório Sírio de Direitos Humanos disse que relatos iniciais da área informam que o avião caiu do lado sírio da fronteira.

A Al Manar, TV do Hezbollah, aliado libanês de Assad, disse que doi foguetes foram disparados de território turco contra o jato sírio.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo