Papa Francisco é eleito o líder mais influente do mundo

Por Tercio Braga
Papa Francisco foi parar até na capa da Revista Rolling Stone | Reprodução Papa Francisco foi parar também na capa da Revista Rolling Stone | Reprodução

Após a revista americana Time elegê-lo como o “homem do ano” em 2013 e a Rolling Stones também colocá-lo em sua capa, agora é a vez da revista de economia Fortune mencionar o papa Francisco e apontá-lo como o líder mais importante e influente do planeta.

Francisco encabeça uma lista de 50 personalidades “inspiradoras” e capazes de “fazer o mundo melhor”, que tem na segunda posição a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e na terceira o diretor executivo da montadora Ford, Alan Mulally. “Pouco mais de um ano atrás, uma fumaça branca anunciava o novo líder espiritual de 1,2 bilhão de católicos em todo o mundo. Nesse breve período de tempo, Francisco eletrizou a Igreja e atraiu legiões de admiradores não-católicos ao estabelecer energicamente uma nova direção”, diz a publicação em seu site.

Segundo a revista, o estilo simples e humilde do Papa – que abriu mão do suntuoso apartamento a que tinha direito e lavou os pés de uma jovem presa muçulmana -, sua abertura em relação aos homossexuais e as medidas tomadas por ele para reformar a Cúria marcaram o seu primeiro ano de pontificado.

“E os sinais de um ‘efeito Francisco’ abundam: em uma sondagem feita neste mês, um em cada quatro católicos disse ter aumentado suas doações aos pobres no último ano. Entre esses, 77% afirmaram que isso se deve em parte ao Papa”, conclui o texto da Fortune.

Papa Francisco saúda da multidão na praça de São Pedro | Observatore Romano/Reuters Papa Francisco saúda da multidão na praça de São Pedro | Observatore Romano/Reuters
Loading...
Revisa el siguiente artículo