Foco

‘É uma tragédia, porque não houve tempo para avisar as pessoas’, diz prefeito de NY

Dois prédios de Nova York desabaram nesta quarta-feira após uma explosão supostamente provocada por um vazamento de gás, deixando ao menos seis mortos e 36 feridos e provocando uma busca por possíveis pessoas presas sob os escombros, disseram autoridades.

Uma explosão, que lançou destroços sobre telhados vizinhos, derrubou dois prédios adjacentes de cinco andares pouco antes das 9h da manhã (10h no horário de Brasília), num quarteirão de maioria residencial em Upper Manhattan.

Nuvens de fumaça eram vistas subindo sobre os destroços dos prédios de apartamentos que ficavam acima de uma igreja e de uma loja de pianos no andar térreo. Autoridades se recusaram a revelar o número de pessoas ainda desaparecidas.

Recomendados

O prefeito Bill de Blasio, que correu para o local do acidente, disse que as informações preliminares indicam que a explosão foi provocada por um vazamento de gás. Pedaços de metal retorcido e queimado cobriram a calçada e carros que estavam estacionados.

«É uma tragédia, porque não houve tempo para avisar as pessoas», disse de Blasio. «Nós estamos fazendo todo o esforço para localizar cada ente querido.»

Pouco antes da explosão um morador de um prédio vizinho reclamou de cheiro de gás, de acordo com autoridades.

«Nós enviamos uma equipe dois minutos depois e as equipes chegaram bem quando a explosão ocorreu», disse Alfonso Quiroz, porta-voz da Con Edison, empresa de fornecimento de gás e energia de Nova York. «Estamos buscando qualquer conexão.»

Vizinhos disseram acreditar que estava acontecendo um terremoto. A explosão, que pôde ser ouvida a quarteirões de distância, estilhaçou janelas na vizinhança.

«De repente todo o prédio tremeu. Não tínhamos ideia do que estava acontecendo», disse Robert Pauline, de 56 anos, cujo prédio a seis quarteirões de distância sentiu o impacto da explosão.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi informado sobre o desabamento e enviou condolências aos familiares das vítimas e apoio às equipes de resgate.

«Nossos pensamentos e orações vão para todos os afetados por este incidente», disse a Casa Branca em comunicado.

Caminhões dos bombeiros usaram ​​gruas para lançar água sobre os escombros, enquanto dezenas de ambulâncias e viaturas policiais com luzes piscando chegavam ao local.

Os trens foram paralisados nas proximidades do acidente devido à presença de detritos sobre os trilhos e passageiros foram solicitados a deixar as composições.

Acidente matou três pessoas e feriu 36 / Juan Vazquez/ouvinte BandNews FM

Eric Thayer | Reuters

Eric Thayer/Reuters

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos