Foco

Ucrânia acaba com forças especiais antidistúrbios Berkut

As forças especiais antidistúrbios Berkut, que atuam contra os manifestantes de Kiev, foram dissolvidas, anunciou o ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov. «Os Berkut deixaram de existir», escreveu Arsen Avakov em sua página no Facebook. «Assinei o decreto número 144, com data de 25 de fevereiro de 2014, sobre a dissolução das unidades especiais de polícia Berkut», completou o ministro.

Leia também:
• Ucrânia pede ajuda para rastrear contas de Yanukovich

As forças Berkut lideraram a repressão das manifestações da oposição em Kiev na semana passada e abriram fogo contra os ativistas. Os oficiais da tropa tinham um uniforme diferente das forças policiais, com um emblema de águia branca (berkut significa águia real em ucraniano).

Recomendados

Os confrontos da semana passada entre manifestantes e policiais deixaram 82 mortos, incluindo 10 integrantes das forças de segurança. A repressão levou o parlamento a destituir o presidente Viktor Yanukovytch, decisão que ele não reconhece, após três meses de protestos.

No domingo passado, o Parlamento designou como presidente interino a Olexander Turchynov, que deve formar um governo de união nacional. A composição do novo governo de união nacional está prevista para esta quarta-feira.

Boris analisa situação na Ucrânia:

As forças Berkut lideraram a repressão das manifestações da oposição em Kiev | Yannis Behrakis / Reuters

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos