Foco

Parlamento destitui presidente da Ucrânia e marca novas eleições

O parlamento ucraniano votou, neste sábado, uma resolução estabelecendo para o dia 25 de maio uma eleição presidencial antecipada porque o presidente «não cumpre mais suas funções», segundo imagens transmitidas pela televisão. O presidente Viktor Yanukovytch – que foi destituído – havia afirmado anteriormente em Kharkiv que não tinha «intenção» de renunciar e chamou o Parlamento de «ilegítimo», no momento em que a Ucrânia atravessa uma crise política sem precedentes.

Segundo o novo presidente do Parlamento, Olexandre Turtchinov, o deputado da oposição Arseni Yatseniuk tinha conversado por telefone no início da tarde com o presidente Yanukovytch, na presença de outros deputados. Ele propôs que o chefe de Estado apresente imediatamente sua renúncia, o que teria sido aceito pelo presidente.

Yanukovytch parece ter consultado alguém, mudado de ideia, e, depois, divulgado um vídeo «pré-gravado» na qual ele declara que não quer renunciar, explicou Turtchinov, que tinha sido eleito no início da manhã para assumir o lugar do presidente. «Nosso Estado não pode depender do humor de um presidente que deixou suas funções e foi para um lugar que ninguém sabe onde fica», afirmou ele na tribuna.

Recomendados

«Yanukovytch deixou seu posto e não cumpriu mais suas funções», indicou a resolução adotada pelos deputados. «A eleição está marcada para o dia 25 de maio». O texto foi adotado por 328 votos em um total de 450 assentos.

O parlamento depois votou pela nomeação de novas autoridades, do procurador-geral, do ministro da Defesa e do chefe dos serviços de segurança do Estado. A votação foi realizada na presença do representante da União Europeia na Ucrânia, Jan Tombinski.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos