Dom Orani é proclamado cardeal pelo papa Francisco

Por Tercio Braga
Papa Francisco cumprimenta Dom Orani durante a cerimonia | Max Rossi Papa Francisco cumprimenta Dom Orani durante a cerimonia | Max Rossi

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, foi proclamado cardeal neste sábado pelo papa Francisco em cerimônia no Vaticano. O pontífice também nomeou outros 18 integrantes da Igreja Católica também receberam o título.

Francisco abriu a celebração às 11h locais (7h em Brasília) para a “criação” (termo religioso) dos primeiros cardeais de seu pontificado, iniciado em março de 2013. Durante a cerimônia, Francisco nomeou os primeiros 16 cardeais eleitores (com menos de 80 anos) de seu pontificado, incluindo dom Orani Tempesta.

No total, o papa nomeou 19 novos cardais, incluindo três sem direito a voto em caso de conclave para a eleição de um novo pontífice, já que estes têm mais de 80 anos.

Os novos cardeais receberam das mãos do papa um anel, símbolo do novo compromisso universal com a Igreja, e o barrete cardinalício, vermelho como o sangue dos mártires que deram a vida para defender a fé.

Emérito
O papa emérito Bento XVI compareceu neste sábado à cerimônia de proclamação na basílica de São Pedro do Vaticano dos primeiros 19 cardeais do pontificado de Francisco, incluindo.

Encontro histórico entre o ex-papa Bento XI e o atual papa Francisco | Peter Macdiarmid/Getty Images Encontro histórico entre o ex-papa Bento XI e o atual papa Francisco | Peter Macdiarmid/Getty Images

Esta foi a primeira vez que o pontífice alemão, que renunciou em fevereiro do ano passado, assistiu a uma cerimônia pública presidida pelo papa argentino.

O pontífice emérito, de 86 anos, vestido de branco, chamava a atenção na primeira fila, já que os demais religiosos usavam as tradicionais vestimentas vermelhas.

Os dois pontífices, um fato extraordinário na história recente da Igreja, trocaram um abraço caloroso.


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo